sexta-feira, 23 de abril de 2010

Margens Limpas, uma nova proposta de diálogo com os mananciais

No sábado, 17 de abril de 2010, a Rede de Pesquisas e Interação Socioambiental – REPISA, participou do terceiro “Margens Limpas”, realizado na primeira balsa da Ilha do Bororé, no extremo sul da cidade de São Paulo, às margens da represa Billings e do sistema social, que mobilizou cerca de quatrocentas pessoas.



Idealizado pela Associação de Pescadores Artesanais da Represa Billings (APARBILLINGS) e organizado em conjunto com o 17° Distrito Escoteiro, Sub-Prefeitura de Capela do Socorro, PAVS Programa Ambientes Verdes e Saudáveis, Universidade de Santo Amaro, Sabesp, Secretaria do Verde e Meio Ambiente, COOPERPAC (Cooperativa de Catadores de Materiais Recicláveis da Região), Associação dos Comerciantes Balsa do Bororé, Projeto De Vento em Popa, Fundação Fé & Alegria e, discutido dentro da Câmara Técnica de Gestão Ambiental do Conselho Gestor da Área de Proteção Ambiental (APA) Bororé Colônia, o qual a REPISA ocupa a cadeira de Conselheiro Titular representando as Organizações Não Governamentais (ONGs) de cunho ambientalista desde o ano de 2008 .

Esta ação trata-se de um mutirão para a coleta de resíduos sólidos lançados e depositados no ecossistema da represa Billings que envolve as suas margens, estes resíduos, segundo a REPISA, são altamente nocivos ao equilíbrio do ecossistema local, provocando a mortalidade de peixes que acarreta em um sistema de impactos à teia trófica da região, a redução da qualidade da água, facilita o surgimento de criadouros do mosquito hospedeiro do vírus da dengue, facilita o surgimento de outros agentes etiológicos altamente patogênicos para a saúde humana e ainda servem de atrativos e abrigos para a fauna sinantrópica (ratos, baratas e outros animais indesejados ao convívio humano).

Mas a proposta vai além de um ato “simbólico” da retirada de resíduos sólidos nas margens da represa e destinar os materiais recicláveis a uma cooperativa de catadores da localidade, objetiva fundamentalmente despertar a importância de preservar e cuidar do nosso manancial Billings.

A REPISA promoveu três oficinas de educação ambiental com 90 crianças e adolescentes entre escoteiros (as), moradores (as) locais e educandos (as) de entidades da região como a Fundação Fé & Alegria.



Valther Nogueira, Secretário de Parcerias e Relações Institucionais da REPISA, nos explica que “esse evento e as oficinas são uma possibilidade de fortalecer o diálogo e envolvimento com usuários da represa, portanto, tratar de temas como a história da região, entender o que é uma Área de Proteção Ambiental, a importância de conhecer a APA Bororé-Colônia, o lixo e esgoto despejados indiscriminadamente nas águas da represa e da necessidade de ações coletivas que construam outra possibilidade de desenvolvimento com sustentabilidade, são imprescindíveis para a conservação e manutenção da região e garante uma boa qualidade de água e de vida para as atuais e futuras gerações a fim de se manter um planeta mais justo e equilibrado para o convívio harmônico entre todas as formas de vida do nosso Planeta, a Terra”.
Para ver mais fotos deste evendo CLIQUE AQUI.

2 comentários:

  1. Bela iiciativa!
    Acabei de fazer um comentário no Blog da Mônica, pois ela também segue seu blog.
    Coloquei que iniciativas para melhorar o meio em que vivemos, principalmente os controverso aterros sanitários espalhados Brasil a fora.
    Sou ferrenho na implantação de usinas que reciclam o lixo de maneira mais justa, consciênte e, acima de tudo, tira o povo da vida perversa que são obrigados a viver, em contato direto com o lixo nesses aterros, respirando diretamente o gás metano.

    Apoio qualquer que seja a iniciativa para melhorar nosso meio ambiente, mas ainda, tirar nossas crianças da vida suja dos lixões.
    MaS nossos governantes não estão nem aí para isso, querem se eleger, e assumir o papel que vem assumindo. De corruptos democratas.

    MARCIO rj

    ResponderExcluir
  2. POIS É MARCIO, ESTAMOS JUNTO NESSA GRANDE BATALHA!!!

    HÁ BRAÇOS!
    VALTER NOGUEIRA

    ResponderExcluir