sexta-feira, 21 de setembro de 2012

O dia da árvore e a ofensiva contra as florestas







  Hoje, 21 de Setembro, se comemora o dia da árvore. É uma data que não deve ser passada despercebida, mesmo muitas pessoas a considerando piegas, deve ser compreendida como um simbolismo que tende a provocar nos indivíduos reflexão e quem sabe até mesmo ações para a manutenção das árvores brasileiras. Trata-se de uma data importantíssima ainda mais se considerarmos ter sido nessa semana, na última quarta-feira, 19 de Setembro, a aprovação pela Câmara dos Deputados da Medida Provisória – 571/2012 que altera o texto do novo Código Florestal (Lei 12.651/2012), com isso, o texto seguiu para aprovação do Senado Federal e, por fim, seguirá à sanção pela Presidenta da República Dilma Rousseff. Uma legislação que institucionaliza de fato a ofensiva sobre as florestas do Brasil desde seu descobrimento.
     Em entrevista aos repórteres Murilo Souza e José Carlos Oliveira da Rádio Câmara, o Deputado Federal pelo Partido Verde do Maranhão, Sarney Filho, coordenador da Frente Parlamentar Ambientalista destacou que "O que saiu daqui é muito ruim: diminui a área de 20 para 15 metros na faixa de compensação nas margens de rios, reduz de 30 para 20 metros as faixas de recomposição nos demais casos e joga para os estados o programa de recuperação. Tudo isso é muito ruim e nós não vamos aceitar".
     O texto que sai da Câmara dos Deputados acompanha recomendação do Presidente da Casa, Marco Maia (PT-RS), para que a Presidenta Dilma vete o mínimo possível. Portanto, é sim necessário lembrarmo-nos desse dia para atuarmos na erradicação do desmatamento, estando sempre alertas ao pouco que resta de nossas florestas.